Novos ODA X10: A revolução da evolução!

Novos ODA X10: a revolução da evolução!

Já se passaram 12 anos desde o lançamento da primeira versão do Oracle Database Appliance. Em Setembro de 2011 a Oracle lançava seu primeiro servidor x86 em escala menor para atender demandas que requeriam um certo poder de processamento mas que não alcançavam o até então Exadata.

    A evolução para o X3

O modelo seguinte para surpresa de muitos, veio em Março de 2013 como X3-2, e não como X2. A arquitetura do appliance já trouxe uma concepção melhor de cluster, pois os servidores vinham separados do storage, antes integrado.

    As versões

Das versões X1 até a X5 existia apenas um modelo, o HA (High Availability – Alta Disponibilidade), com chassis que ocupavam entre 6 e 8 Us de um rack e só atuavam em Cluster.

A partir da versão X6, houve uma mudança radical, e a Oracle apresentava uma família de appliances, com opções Single Nodes para empresas com demandas que não requeriam Clusters mas que queriam investir em alta performance. Este modelo, lançado em Dezembro de 2016, quebrou o ciclo de uso de discos mecânicos, introduzindo no mercado os primeiros SSDs NVMe de alto throughput, com portas de conexão trafegando 32GB/s contra as até então SAS de 12GB/s.

As versões X7-2 até a X9-2 houveram mudanças, não muito significativas, porém a nova versão abusou na inovação.

    Revolução da evolução

A família de appliances X10 trouxeram a revolução da evolução:

Sai a Intel e entra a AMD com os novíssimos EPYC™ 9334 de 32 Cores e 64 Threads, com Clock de 2.7Ghz podendo chegar até 3.9Ghz em Max Boost e 128MB Cache.

Os módulos de memória adotados são DDR5 de última geração, iniciando com 256GB sendo expansível até 768GB para a versão S monoprocessada e indo até 1.5TB de RAM no modelo L bi-processado.

O modelo HA conta com dois ODAs L que são conectados à um Storage com 24 baias disponíveis em duas configurações possíveis: ou 24x SSDs 7.68TB SAS totalizando 184TB RAW ou 6x SSDs 7.68TB SAS + 18x 22TB NL-SAS totalizando 46TB RAW em SSD e 396TB em HDDs para armazenamento. Uma segunda gaveta poder ser acrescentada dobrando sua capacidade de discos.

Com os novos ODA X10, a eficiência energética é o ponto focal. A Oracle nos presenteia com muito mais recursos pelo mesmo preço. É isso mesmo, ela não alterou os valores dos appliances em relação ao modelo anterior, trouxe muito mais recursos sem onerar o cliente.

Esse é o resumo de 12 anos de sucesso deste Database Appliance.